27 abril 2011

Lendo o Santayana, fico em dúvida se sei o que é um partido político

Mauro Santayana faz aqui uma análise do PSDB e do PSB. E do PT.

. Crucifixa todos os partidos.

. Inclusive o PT.

. E afirma que nem o PT é um partido, pois acolhe em suas fileiras toda sorte de correntes políticas.

. Resumindo: o PT seria uma agremiação de correntes que se denomina partido.

. Eu vivo na Alemanha. E sou filiada ao Die Linke.

. Resumo da origem do Die Linke:

* O Die Linke nasceu de duas costelas.

* 1° costela - A ala esquerda que rachou do SPD fundou em 2004 o WAsG ( Wahlalternative Arbeit und soziale Gerechtigkeit).

* 2° costela - O SED (Partido Socialista Unificado da Alemanha), da antiga Alemanha Oriental mudou de nome, tornou-se o PDS.

* O Die Linke é a junção do WAsG e do PDS.

Sou militante de ir a todas as reuniões e de participar ativamente nas campanhas.

(Agora mesmo começaremos uma campanha, juntamente com sindicatos, para parar as privatizações contra a vontade do povo. Subsequentemente entraremos com a proposta de recomunalisar o que foi vendido, isto é, água, gas e eletricidade.)

Observo que dentro do Die Linke existem diversas correntes. Só para dar um exemplo. A atual presidenta do Die Linke deu uma declaração agora em janeiro que deixou muita gente insatisfeita. Ela disse que a proposta do Die Linke seria o retorno ao comunismo. Ela vem da antiga Alemanha Oriental. O pessoal da Alemanha Ocidente se sentiu incomodado. Aqui não queremos o comunismo sob o qual ela viveu.

Ainda sob correntes intrapartidárias. O ex prefeito de Hamburg, Christoph Ahlhaus é conhecido como sendo da extrema-direita do CDU, que também comporta correntes políticas.

Todos os partidos alemães são compostos por correntes que se degladiam internamente.

Vocês não têm idéia de como o pegapacapar aqui é feroz.

Um comentário:

Eduardo Marques disse...

Olha, partido sao formados por pessoas. Entao, e' normal haver brigas, discussoes, opinioes diferentes. Agora, pelo menos no PT ha votacao para decidir determinadas coisas. O Olivio Dutra, por exemplo, foi barrado na sua tentativa de reeleicao para governador do RS. Ao contrario do PMBD, que o diretorio toma a decisao e o partido nao marcha unido. Aqui eu concordo com o Santayana.