14 abril 2011

Homenagem a Fernando Henrique Cardoso e sua ojeriza a pobre



FHC quer que o pobre se exploda ! E o Cerra apóia !

Paulo Moreira Leite do blog do Paulo Henrique Amorim


A mais nova intervenção política de Fernando Henrique Cardoso no debate brasileiro me recorda um episódio que marcou a republica liberal de 1946-1964.

Estou me referindo a uma denuncia feita contra o Brigadeiro Eduardo Gomes, eterno candidato da UDN à presidencia da República. Numa campanha eleitoral, Eduardo Gomes foi acusado pelos adversários getulistas de ter dito, em comício, que não aceitava o “voto dos marmiteiros.” O brigadeiro sempre definiu a denúncia como falsa e caluniosa. Verdade ou mentira? Até certo ponto não importa.

Certa ou errada, a acusação colou e perseguiu Eduardo Gomes e a UDN como um estigma sem cura. Por que? Como se aprende com a experiência histórica, as piores mentiras costumam prosperar quando se apoiam num fundo de verdade. Ou seja: mesmo que o brigadeiro jamais tenha dito a frase sua postura política e as atitudes de seu partido tornavam a denúncia verossímel.

Impossível deixar de pensar em “elitismo” diante da leitura de O Papel da Oposição, texto que FHC acaba de publicar na revista Interesse Nacional e que chegou a provocar uma manchete da Folha, ontem.

Referindo-se àqueles que poderiam ser chamados de “marmiteiros” de hoje em dia, que são os pobres, os excluídos, o “povão”, as “massas desinformadas” Fernando Henrique diz que eles são uma causa perdida para os partidos de oposição. Estão “aparelhadas”, diz FHC, elaborando a seguir os instrumentos pelos quais o “lulismo” teria se apoderado do eleitorado mais pobre e com menor nível de educação formal para ali construir uma fortaleza impenetrável para os adversários.

Resumindo, tais instrumentos seriam as políticas de distribuição de renda em vigor nos últimos anos, boa parte iniciadas nos oitos anos de mandato de FHC, mas que assumiram outra proporção, outra escala — e outro conteúdo, enfim — nos oito anos de governo Lula.

A idéia é a seguinte: o governo Lula distribuiu tantos favores e tantos benefícios ao “povão” que isso torna impossível mudar o voto desses milhões de brasileiros. Se quiser recuperar perspectivas de voltar ao poder, os partidos de oposição devem olhar para os brasileiros melhor remunerados, a começar pelas novas classes médias que se formaram na prosperidade econômica dos anos Lula.

Talvez seja a primeira vez na história das democracias que um ex-presidente da República escreve e assina embaixo a proposição de que seu partido e seus aliados podem desistir de receber o voto dos mais eleitores humildes. Mesmo em países onde a renda é melhor distribuída, determinados candidatos conservadores evitam fazer pregações agressivas dessa natureza, pois é certo que elas podem estimular sentimentos de hierarquia social em cidadãos que se sentem ameaçados em seu padrão de vida e dar margem a ressentimentos que estão na origem de boa parte dos movimentos de extrema-direita.

Em tempo: o Padim Pade Cerra disse à Folha (*) que concorda em gênero, numero e grau com o que o Farol de Alexandria disse. Ora, pois. Quem atribuiu aos nordestinos (aos “migrantes”) a responsabilidade pelo péssimo desempenho das escolas públicas tucanas de São Paulo ?

Um comentário:

Anônimo disse...

Muita clareza e lucidez nas palavras. Artigo primoroso.
Vai direto na ferida dessa oposição conservadora, neoliberal, e sem rumo. FHC é o retrato do desespero e da falta de alternativas concretas da oposição, pra fazer a boa política. Perderam a mão por completo, se é que um dia a tiveram... Estamos diante da velha UDN, renascida das cinzas, uma Fênix que emerge em nova roupagem, sempre voltando das profundezas do reacionarismo atávico e pernicioso. O que querem? Criar ilhas de elite, cercadas pelo povão por todos os lados?