29 março 2011

Dilma diz que conseguirá dar "salto maior ainda" que Lula

A presidente Dilma Rousseff prometeu nesta segunda-feira, em Belo Horizonte, honrar a herança deixada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a seu governo, que segundo ela tem condições de dar um salto ainda maior do que o dado pelo seu antecessor.

"Eu tenho certeza que o nosso país está num momento muito especial. Eu recebi um país diferente. Eu recebi um país, através da política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que eu tive a honra de suceder, em condições de dar um salto maior ainda do que o presidente Lula conseguiu dar no seu governo", disse a presidente ao lançar o programa Rede Cegonha na capital mineira.

"Ele me legou essa herança, e vocês podem ter certeza, eu vou honrar essa herança que eu recebi", afirmou Dilma.

A presidente, que ficou cerca duas horas na capital mineira, lançou o programa que tem como meta aumentar a qualidade da assistência pública prestada às gestantes de baixa renda desde o início da gravidez até os 2 anos da criança.

A agenda corrida -- Dilma deve embarcar ainda nesta segunda para Portugal -- levou a presidente a trocar o encontro reservado que teria com o governador mineiro, Antonio Anastasia (PSDB), por uma "reunião" em trânsito. Anastasia acompanhou Dilma no carro da presidência na chegada e na partida da presidente de volta para Brasília.

APROXIMAÇÃO

A escolha da capital mineira para o lançamento do Rede Cegonha foi estratégica. Minas é a terra natal de Dilma, mas foi Marina Silva quem venceu as eleições na cidade. Nos bastidores, a informação é que a petista, em clima de lua de mel com o opositor Anastasia, sente necessidade de aumentar a presença no Estado.

É a segunda vez em menos de dez dias que Dilma viaja a Minas. Na semana passada, ela esteve em Uberaba, no Triângulo Mineiro, para o anúncio de um investimento da Petrobras, e trocou elogios rasgados com o governador mineiro, que retribuiu à altura.

O programa terá investimento de 9,4 bilhões de reais até 2014 em uma série de medidas para ampliar os programas de pré-natal nos hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS). As medidas incluem exames rápidos e em maior quantidade, transporte seguro para a gestante, com o vale-táxi, e maior oferta de leitos para partos na rede pública.

Leia mais na Reuters

Nenhum comentário: