07 março 2011

Análise interessante sobre o carnaval

2 comentários:

Anônimo disse...

Manchete do Vermelho

Santa Catarina
"Escola que homenageou Cuba é campeã do Carnaval"

"A escola da comunidade da Lagoa da Conceição trouxe para avenida o enredo "Cuba sim. Em nome da verdade", que ousou retratar os EUA como "monstros" e os guerrilheiros de Che e Fidel como ícones da liberdade."

Reportagem completa com fotos:
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=149062&id_secao=11

José Cirilo
07-03-2011

Anônimo disse...

Carnaval, uma festa pagã

As pesquisas mostram que o carnaval é uma festa pagã, costume oriundo do Império Romano, muitos anos antes de Cristo. Nesse tempo, o carnaval era comemorado em outra data de 17 a 23 de dezembro, sete dias, com festas nas ruas, praças e casas, etc.

O carnaval chamado moderno, com desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. Depois teve seu ponto alto na Europa, principalmente na cidade de Veneza, onde ainda é forte, embora nada seja comparado ao Brasil.

No Brasil houve um tempo no qual o carnaval era realmente uma festa popular, limitava-se às manifestações nas casas, ruas, praças e bairros. Era digamos assim, uma brincadeira coletiva. Na segunda metade do século 20, virou uma festa industrializada, com mega eventos, blocos, etc.

A apresentadora da TV disse a verdade em sua explanação, porque atualmente, trata-se de uma festa totalmente industrializada. Da festa original, que mudou de data, restou a virtude de continuar uma festa pagã.

Mas, em outras festas, incluindo natal, ano novo e as que são abençoadas, sempre acontecem mortes e outras coisas negativas, sendo também para elas carreados grandes recursos públicos. A questão não é a festa, mas a alienação individual e coletiva propositalmente alimentada e produzida.

Chico Barauna
08-03-2011.