02 novembro 2010

Eleitores brasileiros na Alemanha e em Portugal votaram de forma diferenciada

Deutswche Welle

Números apurados pelo Tribunal Superior Eleitoral em Brasília revelam que Dilma Rousseff foi a vencedora entre os eleitores brasileiros em Portugal, enquanto José Serra venceu entre os que votaram na Alemanha.

Também os eleitores brasileiros que residem no exterior puderam votar no segundo turno da disputa à presidência. A votação eletrônica permitiu que já nesta segunda-feira (01/11) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dispusesse dos números de votantes e que candidatos escolheram, embora os resultados finais ainda não estivessem computados oficialmente.

Tanto na Alemanha como em Portugal, país europeu com o maior colégio eleitoral de brasileiros na Europa, o índice de comparecimento foi baixo. Na Alemanha, houve votação em Berlim, Munique e Frankfurt.

Em Berlim, por exemplo, 1.600 pessoas deixaram de votar. Segundo o TSE, dos 714 eleitores que foram às urnas na capital alemã, Dilma recebeu 51,96% dos votos. Já em Frankfurt e em Munique, o ganhador foi José Serra, com 57,72% e 57,74%, respectivamente.

Em Portugal, o índice de abstenção nos dois locais de votação, em Lisboa e na cidade do Porto, foi de 65%. Dilma venceu em ambas, com 57,9% dos 7.565 brasileiros que entregaram seu voto em Portugal.

Autora: Roselaine Wandscheer - Revisão: Augusto Valente

Nenhum comentário: