26 outubro 2010

Nos bastidores, PT e PSDB dão caneladas até pela maquiagem

Claudio Leal e Marcela Rocha

Trabalho, trabalho, trabalho

Pesquisas qualitativas da campanha do PT reprovaram as acusações mútuas sobre os casos Erenice e Paulo Preto, no debate da Rede Record, na noite desta segunda-feira (25). O marqueteiro João Santana Filho instruiu a candidata Dilma Rousseff a insistir nos temas "emprego e renda". "Ela perguntou três vezes no terceiro debate e ele não respondeu nada sobre trabalho", vibrou o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, que considerou ter sido este o melhor momento de Dilma. 

Dona Marta

Em conversa mais do que privada, tucanos se diziam espantados com o "novo visual de Marta Suplicy":
- Ela deu uma boa esticada, hein?

Serra é Nobel

A ex-prefeita de São Paulo deu risadas quando ouviu Serra dizer que fará um governo "da fraternidade".
- Se ele for governar com a fraternidade do governo de São Paulo, coitado do povo brasileiro! - ironizou, às gargalhadas.
Passos adiante, Marta se animou mais.

- Serra deu foi paulada nos professores! Se ele vier com essa fraternidade toda, vou dar a ele o Prêmio Nobel da Paz.

A paz...

No fim do debate, o prefeito de Osasco, Emídio de Souza (PT), cochichou para o coordenador jurídico da campanha de Dilma, José Eduardo Cardozo:

- Não pode deixar ele vir com essa história de governar com a paz, tem que lembrar de São Paulo...

Kassab é o cara

Ao encontrar o prefeito paulistano Gilberto Kassab, o ministro dos Esportes, Orlando Silva (PCdoB), saudou:
- Olha aí, o maior prefeito do Brasil!
Kassab brincou e pediu para o comunista repetir o elogio diante das câmeras. Depois, ao encontrarem o ex-governador Moreira Franco, o democrata provocou:
- Repete o que você disse antes, ministro.
Sem saída, Orlando Silva repetiu o script.

Alívio que refresca

O primeiro bloco foi considerado "fraco" pelos tucanos, que racharam uma bala "halls" para refrescar o hálito.
Não provoca!
Após o primeiro bloco, o vice na chapa de Dilma, o deputado federal Michel Temer (PMDB), justificou o retorno do caso Paulo Preto ao debate presidencial:

- Ela não ia entrar nisso! Ele que provocou, falando na Erenice. Mas ela não ia tocar...

Discrição
Depois dos ataques do jornalista Amaury Ribeiro Júnior, em depoimentos da Polícia Federal, acusando-o de ter sumido com dados de seu computador, o coordenador de comunicação de Dilma, Rui Falcão, foi presença discreta nos bastidores do debate.

Curriculum vitae

No intervalo, José Eduardo Cardozo defendeu a fala de Dilma sobre Paulo Preto, considerada confusa para alguns dos presentes.
- A história todo mundo conhece. Ele esteve envolvido com bracelete (de brilhante) roubado, com o Rodoanel, com o dinheiro da campanha... É que o currículo ali é grande!

Análise

A mulher de José Serra, a psicóloga Mônica Serra, fez uma análise negativa do desempenho de Dilma no primeiro bloco, quando houve denúncias contra o governo do marido em São Paulo. Reticente para fazer comentários, Monica alvejou:

- Ela tá gaguejando muito... Principalmente quando mandam ela falar de coisas que não entende.

Esfinge

A maquiadora de Serra assistia ao debate com críticas à petista. Uma delas, à make up:
- Muito forçada. Parece máscara.

Tempo esgotado

As televisões dentro do estúdio amargaram uma pane e perderam o sinal. Segundo a Record, houve problema com uma tomada. Os candidatos perderam os sinalizadores de tempo e a platéia tucana se prontificou a avisar com assobios quando o tempo de Dilma se esgotava.

Uhhhhhhhhh

A jornalista Telé Cardim, a musa da vaia no Festival de 1967 na Record, fez tietagem para Dilma Rousseff no final do terceiro round. 

- Você vai ganhar e eu não vou ter tempo de lhe desejar boa sorte na presidência. Vai ser lá em Brasília, com aquela confusão eu não vou. Dou logo aqui.

Dilma lhe deu um beijo. Provocada por que não puxou nenhuma vaia no debate, Telé confessou:

- Você nem viu, mas eu puxei uma bem baixinho, quando aplaudiram o Serra...

Além do cantor Sérgio Ricardo, a musa da vaia de 1967 também não gostou do candidato tucano.
- Estou convencendo a judeuzada toda do meu prédio a votar na Dilma!

Há vagas

Fim do primeiro bloco, e Marco Aurélio Garcia se levanta e recomenda a uma assessora de Dilma:
- Ela tem que falar de emprego. Ela tem que falar de emprego! 

O tema é considerado preocupante para o PSDB nos debates e a petista prontamente atendeu aos pedidos no começo do terceiro bloco. Para reforçar, tocou no assunto na coletiva. 

Para a taba

Indio da Costa deixou o debate após o primeiro bloco. O vice de Serra disse que iria para casa estudar pesquisas para uma reunião marcada para a manhã desta terça-feira (26).

Esqueceram de mim

O ex-ministro Antonio Palocci, sempre citado por Serra na televisão, não ganhou nenhuma referência no terceiro debate do segundo turno.

- Eu fiquei triste! - brincou Palocci.

Mais atrás, Marta Suplicy gritou:

- Você caiu em desuso, Palocci!

Em campo

O ministro dos Esportes, Orlando Silva, resumiu em futebolês o confronto Dilma x Serra na Record:
- Ela foi clássica. Ele deu umas caneladas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Debate na TV Record

No debate na noite de segunda-feira (25-10), foi grande a diferença entre os dois candidatos. Dilma Rousseff esteve firme, verdadeira e propositiva. Mostrar que o candidato José Serra estava fugindo, enrolando e mentindo (...).

A candidata Dilma, mostrou que a bancada parlamentar de deputados e senadores do PSDB/DEM votou contra a lei de regulamentação do pré-sal e portanto contra os interesses do Brasil.

José Serra não conseguiu responder diversas perguntas, inclusive como faria para gerar empregos, caso fosse eleito. No geral, negou a execução de obras importantes, e em particular, negou aquelas que o povo nordestino sabe que estão avançadas. Dizer, por exemplo, que a Refinaria Abreu e Lima, a Transposição da Bacia do São Francisco, estão apenas iniciando, realmente foi mais do que mentir, foi muito cinismo.

Defenda o Brasil, vote Dilma-13.

Chapeu de Couro
26-10-2010.