No momento em que o tema das privatizações volta ao debate público, vale a pena reler o que Darcy Ribeiro falou sobre a venda da Vale do Rio Doce, em 10 de janeiro de 1997, um mês antes de morrer. "Essa gente quer vender, quer entregar o Brasil porque acha melhor. Essa gente usa o Brasil, usa a Nação, para alcançar os seus objetivos", disse Darcy Ribeiro. A Vale acabou sendo privatizada no governo FHC por insistência do então ministro do Planejamento, José Serra.
Fonte: Redação - Carta Maior
Enviado por Francisco Solano de Lima
Um comentário:
Relembrando
Darcy Ribeiro (1922-1997), antropólogo, etnólogo, professor, educador, pesquisador, escritor, ensaísta e romancista, político brasileiro. Nasceu em 26 de outubro de 1922, na cidade de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil. [...].
Em 1963, tomou posse no Ministério da Educação. Modernizou a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), obrigando o governo federal a gastar 12,4% de seu orçamento em educação. Depois do golpe militar em 1964, o percentual caiu para quatro por cento.
Foi ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, no governo do presidente João Goulart, tendo sido um dos líderes das reformas estruturais (1963-1964).
Em 1964, teve os direitos políticos cassado pelo golpe militar ocorrido no Brasil (1964). Exilou-se no Uruguai, Chile e Peru. Durante a fase do exílio, leciona e se dedica ao estudo da reforma do ensino superior, além de escrever diversos livros. [...].
Em 1982, elegeu-se vice-governador na chapa que elegeu o canditato a governador Leonel Brizola, pelo Estado do Rio de Janeiro (1983-1987). [...].
Em 1995, já doente publicou o livro O Povo Brasileiro. Exerceu o mandato de Senador pelo Rio de Janeiro, de 1991 até a data de sua morte, quando foi vitimado por um lento processo canceroso. [...].
Darcy Ribeiro, um exemplo de brasileiro, faleceu no dia 17 de fevereiro, na cidade de Brasília, Distrito Federal, Brasil.
Chico Barauna
13-10-2010
Postar um comentário