18 julho 2010

Brasil, eleições 2010

Francisco Solano de Lima - João Pessoa - PB

Em 2009 iniciou-se o processo eleitoral de renovação democrática dos governos progressistas da América do Sul. Dois países passaram pelo teste. Uruguai foi o primeiro, onde o presidente Tabaré Vázquez conseguiu fazer o seu sucessor Pepi Mujica, que vai continuar o avanço democrático e popular.

A Bolívia foi o segundo teste, onde o presidente Evo Morales foi reeleito juntamente com o vice-presidente para um mandato de cinco anos, além de fazer uma maioria de dois terços no Parlamento. Uma vitória acachapante que encolheu o poder político das oligarquias da direita golpista.

O Chile, infelizmente não passou no teste, o processo foi decidido no segundo turno com a vitória da direita. Esperava-se que a presidenta Michelle Bachelet, com grande popularidade pudesse fazer o seu sucessor. Mas, a frente de centro esquerda fragmentada no primeiro turno, chegou ao segundo sem conseguir a unidade necessária, e o resultado foi uma derrota.

Em 2010 as eleições na Colômbia, nenhuma surpresa, tudo como dantes no quartel de Abrantes. Em outubro próximo será a vez do Brasil. Em 2011 vai ser a vez da Argentina e do Peru. Em Lima, a filha do corrupto Fujimori, Keiko Fujimori, vai participar do pleito, talvez seja uma provável candidata.

No Brasil, a sociedade se fortalece, o país se desenvolve e ocupa lugar de destaque no cenário mundial, tudo em menos de oito anos. Os brasileiros com imensa responsabilidade na próxima eleição presidencial, que vai eleger a candidata indicada pelo presidente Lula, a ex-ministra Dilma Vana Rousseff. Tudo indica que vai ser uma eleição plebiscitária. De um lado o presidente Lula, a sua candidata Dilma, os trabalhadores, as forças populares e os aliados progressistas. Do outro lado, a oposição DEM-PSDB-PPS-PV, mais a mídia PIG e os agentes da sabotagem interna e externa.

Do resultado dessa eleição depende a continuidade e o avanço das conquistas. Neste contexto, joga-se uma partida decisiva, joga-se o presente e o futuro do povo brasileiro, e o que acontecer no Brasil vai impactar fortemente a América Latina.

O Brasil precisa continuar no rumo certo, portanto, brasileiras e brasileiros de todos os quadrantes da pátria, votem na continuidade do progresso, para que em outubro de 2010, das urnas possa sair um brado retumbante, Dilma !!

Nenhum comentário: