08 junho 2010

Israel recebe o troco

Turquia estuda cancelar cooperação militar com Israel

Ancara (EFE).- O governante Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP) da Turquia anunciou sua decisão de cancelar todos os acordos vigentes com Israel, incluindo a ampla cooperação militar que tem com esse país.

O vice-presidente da legenda, Omer Celik, e assessor do primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, disse que "seguindo o Mapa de Caminho das relações turco-israelenses, a curto prazo tudo, todos os acordos militares e de outra índole serão cancelados".

Em declarações ontem à noite ao canal de televisão "NTV", Celik acrescentou que, além disso, a Turquia fará todo o possível para castigar, cingindo-se à lei internacional, o Governo israelense e os que ordenaram o ataque à frota humanitária.

O ministro turco de Assuntos Exteriores, Ahmet Davutoglu, declarou hoje que "os acordos militares estão sobre a mesa" e que a Turquia os está examinando.

"O que fizermos a partir de agora depende da atitude de Israel. Se Israel aceitar o estabelecimento de uma comissão proposta pela ONU (para estudar o ataque) e contestar todas as perguntas, nossas relações pegarão então em outro caminho. Caso contrário, a normalização não será possível", disse Davutoglu.

Por sua vez, o ministro de Defesa turco, Vecdi Gonul, disse que "há muitos acordos militares entre Turquia e Israel. Corresponde ao Ministério de Exteriores cancelá-los, embora sejam acordos militares... Mas até o momento não recebemos este pedido".

Nenhum comentário: