21 junho 2010

Brasil e Sérvia acordam fim de vistos e aumento de cooperação

Belgrado (EFE).- O ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, e seu colega da Sérvia, Vuk Jeremic, acordaram hoje em Belgrado a extinção de vistos para cidadãos dos dois países e anunciaram o aprofundamento na cooperação comercial e política.

Esta é a primeira visita oficial de um ministro de Exteriores brasileiro a Belgrado.

O chefe da diplomacia brasileira destacou a importância da abolição dos vistos e confiou no aumento do fluxo de visitantes sérvios ao país.

"Meu desejo é que represente um impulso para que os cidadãos sérvios viajem à Copa do Mundo de 2014 e aos Jogos Olímpicos de 2016", disse Amorim em entrevista coletiva.

Jeremic agradeceu ao Brasil que não tenha reconhecido a independência do Kosovo, a ex-província sérvia que em 2008 declarou soberania apesar da oposição de Belgrado.

"No mundo atual, no século 21, cada assunto defendido tem maiores probabilidades de ter sucesso se tiver o apoio do Brasil", disse Jeremic.

O ministro sérvio indicou que tratou com Amorim o aprofundamento das relações entre os dois países em vários campos de cooperação, sobretudo no econômico, mas também em cultura, esportes e defesa.

Amorim se reunirá hoje em Belgrado com o primeiro-ministro sérvio, Mirko Cvetkovic, e com o vice-primeiro-ministro e titular de Interior, Ivica Dacic.

Nenhum comentário: