18 maio 2010

Brasil e Portugal, um encontro de interesses entre países desiguais

P20 Portugal

Em viagem pelo mundo, Lula da Silva chega depois de amanhã a Lisboa para uma curta visita a Cavaco Silva e a José Sócrates (chega às 16h15 e parte depois de jantar), para participar na X Cimeira Luso-Brasileira. Lado a lado vão estar dois países em situação desigual, quer em dimensão, quer no ciclo económico que atravessam, mas também na aposta que cada um faz no outro - os investimentos de Portugal no Brasil em 2009 ascenderam a 300 milhões de euros, enquanto os do Brasil em Portugal, nesse mesmo ano, ficaram pelos 250 milhões, cinco vezes mais do que em 2008.

É difícil encontrar um Presidente da República que seja mais simpático e menos protocolar do que Lula da Silva. Numa sondagem efectuada um ano antes da sua primeira eleição, em Setembro de 2001, foi considerado o pior candidato para representar o Brasil no exterior, com apenas 37 por cento dos inquiridos a acreditarem que cumpriria bem a função. Em 2002, acabou por ser nomeado com 46,4 por cento dos votos. E ainda há poucos dias, a Time incluiu-o na lista das 100 personalidades mais influentes.

Com o seu carisma, Lula deu visibilidade às posições do seu país, mas a sua nomeação pela revista norte-americana é um sinal dos tempos: o Brasil já não é olhado apenas pelo seu grande potencial e pela sua incapacidade de o realizar. É já a oitava maior economia e um parceiro dos equilíbrios mundiais.

Nenhum comentário: