"Você disse, "São dois mil anos de história, de acúmulo de conhecimento". Permita acrescentar o seguinte:
Em 325, a Igreja Católica chegou ao poder durante o reinado do imperador Constatino I (306-337). Este imperador convocou o Concílio de Nicéia que foi iniciado no palácio imperial no dia 20 de maio, na cidade de Nicéia, na parte oriental do Império, atual Turquia.
O imperador Constantino nomeou 318 bispos para que estes definissem a nova versão do Cristianismo. Constantino I abriu a assembleia e escolheu alguns bispos para dirigir os trabalhos.
Na lista de temas aprovados foi definido o nome da igreja e o nome da nova doutrina. Os bispos que discordaram foram afastados, perseguidos e exilados. Assim nasceu, oficialmente, a Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR).
Nesse contexto o Catolicismo, palavra original que significa universal, deriva do Cristianismo que estava modificado, deformado. Em 325, nasceu da "santa" aliança entre a cruz e a espada e assim caminhou durante séculos.
Portanto, a "santa" ICAR (Igreja Católica Apostólica Romana) tem menos de dois mil anos. No próximo mês de maio vai completar exatos 1.685 anos. Interessante notar que nesse nome ICAR, o Cristo ficou fora (...)."
Outra contribuição para a questão da Igreja (Anônimo, da próxima vez assina teu nome, por favor. Ficarei agradecida. Dá a cara a tapa faz bem, mostra caráter.)
Anônimo diz: "GLÓRIA: que apelação! que Desespêro! Êsse tal de SOLANO só pode ser Protestante, de linha Pentecostal, para vir com essa argumentação cretina! A ICAR é UNA, SANTA, CATÓLICA e APOSTÓLICA,dentro do contexto cristão: Um só Senhor, uma só Fé e um /só Batismo, e portanto uma sá IGREJA, que tem 2000 anos e é a Contrutora da Civilização Ocidental, que transformou a História!E seu fundador, o próprio JESUS CRISTO disse: "Eis que estarei convosco todos os dias, atá a CONSUMAÇÃO dos Séculos!"
14 março 2010
Agora um pouco sobre a história da Igreja Católica
nos brinda Francisco Solano de Lima - João Pessoa - PB
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
GLÓRIA:que apelação! que Desespêro!
Êsse tal de SOLANO só pode ser Pro-
testante, de linha Pentecostal, pa-
ra vir com essa argumentação creti-
na! A ICAR é UNA, SANTA, CATÓLICA e
APOSTÓLICA,dentro do contexto cris-
tão: Um só Senhor, uma só Fé e um /
só Batismo, e portanto uma sá IGRE-
JA, que tem 2000 anos e é a Contru-
tora da Civilização Ocidental, que
transformou a História!E seu funda-
dor, o próprio JESUS CRISTO disse:
"Eis que estarei convosco todos os
dias, atá a CONSUMAÇÃO dos Séculos!
A ICAR é o repositório de todo o lixo humano capaz de coisas como a Inquisição, a proteção de padres pedófilos, apoio ao Nazismo, a exploração da fé e do sentimento quase instintivo de religiosidade, entre outras culpas mais ou menos óbvias.
São com certeza o empreendimento mais antigo e lucrativo da história humana.
Eu tenho vergonha de ter sido batizado, já faz algum tempo venho procurando um jeito de ser excomungado (tinha uma tia que já me chamava assim na infância) ou de obter um desligamento formal da ICAR S.A. de preferência com a retirada de meus debêntures e juros acumulados!
"Fé cega, faca amolada"
Anônimo(a), dificilmente escrevo para um anônimo(a), mas vou abrir uma excessão para dizer o seguinte. Acho que este blog não é o local mais adequado para esse tipo de assunto, nem para uma réplica prolongada, por isto vou tentar ser breve e dar por encerrado o assunto.
Esclareço que nada inventei, trata-se da história secular (científica), comprovada e documentada. Portanto isto não é apelação, nem desespero, nem é uma argumentação cretina, trata-se de fatos da história que naturalmente chocam os beatos, beatas, carismáticos e assemelhados. Desesperados são aqueles que assombrados com a insignificância humana diante da imensidão do Universo, angustiados com a incerteza do Céu, com a brevidade da vida e com a certeza da morte, deixam-se enganar e entregam para terceiros aquilo que chamam a "alma" ou "espiritualidade".
Eu, o tal Solano, não sou protestante, se fosse diria. Mas digo que no fundamental, tanto faz Catolicismo como Protestantismo (surgido em 1521), seja Luterano, Calvinista, ou Anglicano (1534). Isto porque esta doutrina é derivada da anterior. O que faz uma religião ser diferente não é a forma, mas o conteúdo do seu dogma principal, no qual se fundamenta e se sustenta a sua teologia. No caso das duas doutrinas citadas nenhuma diferença importante, apenas coisas periféricas. Ambas se apoiam no mesmo dogma central, ou seja, no trinitarismo ou trindade (Deus Pai, Deus Filho e o Espírito Santo).
Na Europa, num passado ainda relativamente recente, uma triste e dura realidade aconteceu. Católicos (cristãos) e protestantes (cristãos) se mataram e se esfolaram para defender interesses geopolíticos daqueles que dominavam essas doutrinas, aliados aos príncipes e reis chefes de Estado. Nem vou falar aquí da biografia de muitos papas, nem da fase que antecede a chegada da ICAR ao poder, nem da posterior. Muito menos vou falar da fase da Idade Média, nem das Cruzadas, nem da Inquisição, fases que somam mais de um milênio, com uma história longa e tenebrosa.
Parece mentira, mas a Igreja Católica proibiu a simples leitura da Bíblia, o Novo Testamento, o mesmo livro adotado e consagrado a partir do 1º Concílio de Nicéia. Muitos cristãos foram acusados e punidos gravemente pela leitura do livro que acreditavam ser sagrado. Até hoje, os católicos são fracos nesse tipo de leitura. [Em 1229, Concílio de Toulouse, França: Papa Gregório IX].
Depois do Protestantismo, surgiram outras dissidências religiosas provocando o aparecimento de muitas vertentes criadas apenas para atender os interesses de cada grupo político-religioso, tendo cada uma delas o seu dono. Assim, surgiram: Presbiterianos, Batistas, Pentecostais, Mórmons, Metodistas, Testemunhas de Jeová, Evangélicos, Adventistas, etc.
Outra coisa, anônimo(a) os ditos "filhos de Deus" agora estão armados com arsenal de bombas atômicas, arsenais biológicos e químicos, sem contar com as armas convencionais. Podem destruir diversas vezes a vida humana e dos animais neste pequeno planeta Terra. Detalhe importante, a maioria com o dedo no gatilho, ou no botão da bomba são devotos e trinitaristas. Faça um levantamento estatístico num presídio e verá que a maioria esmagadora é de cristãos. Portanto, hoje como antes, tudo igual.
Neste assunto existem três tipos de pessoas, as inocentes, as enganadas e as que estão enganando. Jesus jamais fundou qualquer igreja, nem sequer escreveu qualquer coisa. Dele uma só certeza, "faz dois mil anos que subiu" e nunca mais voltou, nem mesmo para dizer de longe o que disse Gagarin, "a Terra é azul". Mas, afinal por que voltaria?
Finalmente, encerro aqui parodiando a bela letra da canção, "Fé cega, faca amolada".
Francisco Solano de Lima
João Pessoa - PB
15-03-2010
Postar um comentário