24 dezembro 2009

Lula, a "Personalidade do Ano" do Le Monde francês

O presidente brasileiro Lula prometeu construir com a assistência do Estado um milhão de casas e apartamentos

"Pela primeira vez na sua história, o Jornal Le Monde decidiu nomear a personalidade do ano. „A“ personalidado do Ano. O exercício pode parecer arriscado ou banal. Quem distinguir? Com que critérios? Em nome de que valores? Como se diferenciar dos grandes e prestigiados jornais estrangeiros, como a revista Time, que há muito já ultrapassou esse caminho, elegendo a sua "Personalidade do Ano"?

Nas discussões teve destaque o que nos une sob a bandeira do Le Monde. Desde os últimos sessenta e cinco anos, o título do nosso jornal tem sido um convite às questões globais, por isso optámos por uma pessoa cujo trabalho e reputação tomaram uma dimensão internacional. Ansioso para escapar das escolhas forçadas que poderia nos levar para o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama (mais il fut davantage l'homme de 2008 que celui de 2009??), também foram excluídos os valores "negativos", embora a sua ação seja fundamental na nova configuração global: Vladimir Putin e a sua tentativa de reconstituir o império soviético, Mahmoud Ahmadinejad, cujo cada palavra e cada ação é um desafio para o Ocidente."


Tradução dos dois primeiros parágrafos feita por mim - que mal entendo o francês. Se aparecer um craque não terei dúvida em apagar minha 'tradução' e repor por algo de qualidade.

Original aqui


Aqui o G1

Um comentário:

jozahfa disse...

Como diz o PHA: _Agora é que alguém corta os pulsos! Hehehe
VIVULULA!
e um
Feliz Natal!