29 novembro 2009

Zé de Abreu: Lula e o resgate de um sonho


Sempre tive muito claro que mais do que as perseguições, prisões, tortura, censura e afins, a ditadura matou o sonho revolucionário de minha geração. O sonho do “dia que vem vindo em que o mundo vai virar”, quando veríamos a “volta do cipó de aroeira no lombo de quem mandou dar” acordou numa triste realidade: o povo não estava nem aí com a ditadura. Estávamos enganados, uma vanguarda distante da realidade movida a sonho e esperança. A ditadura matou tudo. Quando ela acabou os tempos eram outros.
 


Por Zé de Abreu*, no blog do Zé Dirceu

O povo continuava o mesmo povo, pobre e sofrido, mas não era mais motivo de preocupação. Povo ficou fora de moda, só usado nos momentos eleitorais. E veio Sarney substituindo a ditadura, Lula perdendo para Collor, Itamar abrindo caminho para FHC... Aquele que tinha sido literatura de axila nos meus tempos de Faculdade era Presidente da República, a esperança renascera. Mas já não era o mesmo sonho, o dele. O meu ainda era, embora eu não soubesse. Achava que morrera. 



Até que de tanto insistir Lula ganhou.

Eu estava em Pelotas gravando A Casa das Sete Mulheres e meus amigos do PT de lá me convidaram para uma festa na Avenida Borges de Medeiros. Fomos, eu e alguns outros atores. Lembro-me que, apertado no carro cheio, pensei: será que vai dar certo? E me veio uma idéia maluca: se fosse para acabar com a miséria no Brasil, eu concordava em aumentar meu imposto de renda! Se Lula se preocupasse com os “menos favorecidos” seria o resgate do meu sonho. 



Hoje, passados sete anos, acredito que isso aconteceu. Com os índices de “saídos da linha da miséria” que são milhões de patrícios agora participando ativamente e comendo seus pedaços do bolo da economia que, se na ditadura e nos governos anteriores também crescia, nunca era dividido. E com muita satisfação dos da “classe superior” que vende cada vez mais para esses novos consumidores, verdadeiros novos cidadãos brasileiros. 



E as Universidades Federais que Lula criou? E as Escolas Técnicas Federais que, de um processo de extinção, foram multiplicadas? E as mil e vinte duas creches sendo construídas? 



Isso é resgate do meu sonho.



Fiquei um mês fora do Brasil, nos Estados Unidos, Canadá e República Dominicana, pude notar uma coisa: hoje nosso herói internacional, o brasileiro mais conhecido lá fora não é mais o jogador de futebol, como Pelé, Ronaldo... É Lula, é o Mr. President! Quer orgulho maior para um ex-comunista? Ver como o “operário no poder” deu certo? E o comportamento de nosso Itamarati na crise de Honduras? 



Recentemente, tivemos o Presidente de Israel, pela primeira vez em 43 anos, visitando o Brasil. Shimon Peres, premio Nobel da Paz, veio conversar conosco por que o Brasil hoje tem um papel considerável a desempenhar na eterna crise do Oriente Médio. Com sua indiscutível liderança internacional, com sua imensa capacidade de negociação e autoridade política conseguida na prática da Presidência, Lula pode mediar qualquer litígio entre nações. 



Com a continuidade do Governo Lula garantida pela futura eleição da Ministra Dilma me vem uma sensação de que não foi à toa minha militância juvenil. Me abriu a cabeça para entender o momento histórico que vivemos, a Revolução sendo desenvolvida no dia a dia, no voto, na Paz e, porque não dizer, no Amor. Afinal de contas alguém já viu um Presidente da República mais apaixonado pelo seu povo?

*Zé de Abreu é ator.

8 comentários:

NA ESCUTA disse...

ZE ABREU,
MA RA VI LHO SO, ASSINO JUNTO.

jozahfa disse...

Nós ainda estamos sonhando. Ele não acabou. Saravá!

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Sr. Jose de Abreu, Parabéns pelo texto, tenho 52 anos, militei na ditadura também, nas eleições fiz campanha e hoje este se sonho que se realiza, e que a maior realização serão os frutos para daqui a 10,20 e 30 anos, por que pelo menos tenho certeza que meus filhos e netos terão um Brasil muito melhor.

Viviane disse...

é bom viver esse tempo em que os sonhos e as esperanças estão se realizando. um presidente que fez e faz a diferença todos os dias na vida daquel@s que querem uma vida melhor pra todos e não apenas pra si. Eu me orgulho de ver e viver isso no Brasil!
E Zé de Abreu, já te admirava muitíssimo como artista, agora passo a admirar mais e mais pela sensibilidade e pela maneira apaixonada de ser brasileiro.
Um abraço!

Wilson disse...

O sonho continua na realidade que vivemos neste momento....tudo isso é muito bom mesmo....esse sentimento....
Duas semanas atraz vi uma reportagem na Record sobre o aumento na venda e produção de bandeiras do Brasil, na minha opinião é reflexo desse sentimento de brasilidade....de um certo orgulho de ser brasileiro. Parece que comprar bandeiras do Brasil não é mais só em ano de copa do mundo!

Nicole Demarchi disse...

Certamente não vivi nessa época,não militei,não idelizei nenhum desses sonhos!Mas hoje aos 21 anos, filha de Petista que sou,posso dizer que me arrepiei,e me emocionei com seu texto!Pois nós jovens da atualidade também temos um sonho de um Brasil digno,e de moral!Maravilhoso tudo que disse!
Nicole

Anônimo disse...

vishe... até onde sei a diplomcia brasileira sempre foi das mais reconhecidas... vamos com calma, aí gente... isso não tem nada a ver com lula... e nem com o fato de o apoiarmos ou não...

Yana disse...

Criticar, apontar defeitos é fácil.
O difícil encontrar pessoas como vc que valoriza e reconhece o lado bom que estamos vivenciando hoje.

Adorei o texto!