28 outubro 2009

Mais um do PSDB cassado

STF determina o afastamento imediato do senador Expedito Júnior


O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou nesta quarta-feira (28) que o Senado cumpra de imediato a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que, em junho, confirmou a cassação o mandato do senador Expedito Júnior (PSDB-RO) por compra de votos e o abuso de poder econômico nas eleições de 2006.

Em plenário, por 7 votos a 1, os ministros atenderam a um mandado de segurança protocolado por Acir Marcos Gurgacz (PDT), segundo colocado na eleição de 2006 para o cargo de senador por Rondônia. De acordo com a decisão do Supremo, Acir Gurgacz deverá assumir a função, pois suplentes de Expedito também foram cassados pelo TSE. Gurgacz cumprirá mandato até 2015. O G1 entrou em contato com a assessoria de Expedito Júnior e aguarda o retorno do senador.

No processo, a defesa de Acir pedia que o STF ordenasse o cumprimento imediato da decisão do TSE por parte da Mesa Diretora do Senado. “Se formos aguardar o trânsito em julgado para ser executada [a decisão], poderemos fechar a Justiça Eleitoral. Certamente, levará os quatro anos de um mandato regular”, disse o advogado Fernando Neves, que defende Acir Gurgacz.

De acordo com a acusação acatada pelos ministros do TSE, funcionários de uma empresa de propriedade do irmão do senador cassado, Irineu Gonçalves Ferreira, foram orientados a votarem na coligação de Expedito e a conquistarem votos de amigos e familiares em troca do pagamento de R$ 100.

Um comentário:

valdirio Guerra disse...

Às vezes sinto vontade de jogar tudo para cima e nunca mais pensar em política. È impressionante o numero elevado de propaganda que o governo de São Paulo derrama nos meios de comunicação a toda hora, a cada minuto, coisa jamais vista. E o PT o que faz que não entra com uma representação contra o PMDB ? Acorda PT enquanto vc dorme o nosso dinheirinho esta sendo gasto a rodo pela oposição. Se fosse o contrario, imagine o que seria do Presidente Lula, teria que devolver até as cuecas.