17 setembro 2009

Será que até nisso o Lula acertará ...

... quando disse que o Brasil terminará recebendo as aeronaves de 'graça' ?


Suécia oferece dois caças pelo preço de um ao Brasil

Proposta foi anunciada nesta quarta pelo vice-ministro da Defesa do país. Empresas da França e dos EUA disputam contrato, de US$ 4 bilhões.

O secretário de Defesa da Suécia, Hakan Jevrell, em entrevista coletiva sobre as negociações com o governo brasileiro para compra de caças (Foto: Elza Fiúza/ABr)

O vice-ministro de Defesa da Suécia, Hakan Jevrell, disse nesta quinta-feira (17) que seu país vai oferecer ao Brasil, por meio da fabricante Saab, os caças Gripen pela metade do preço de mercado. A empresa disputa com a norte-americana Boeing e a francesa Dassault o fornecimento de aviões de combate à Força Aérea Brasileira (FAB). O negócio está avaliado em pelo menos US$ 4 bilhões.

"Nós achamos que temos um preço muito, muito favorável. É de comprar dois aviões caças da marca Gripen pelo mesmo preço de um avião dos concorrentes", disse Jevrell. "nós vamos entregar uma proposta ainda melhor que a primeira que entregamos algumas semanas atrás." Ele não revelou o valor de oferta dos caças.

A proposta para que o Brasil possa comprar dois caças pelo preço de um será oficializada até o próximo dia 21 –data-limite fixada pelo Ministério da Defesa para o recebimento de propostas. Jevrell disse que se o caça sueco for o escolhido, o país oferecerá uma "linha de crédito muito atrativa" ao Brasil. Ele deve se reunir ainda nesta tarde com o ministro da Defesa, Nelson jobim, para tratar do assunto.

“A grande diferença entre o nosso produto, que estamos oferecendo ao Brasil, e os outros dois produtos, é que nós estamos oferecendo uma real transferência de tecnologia, uma transferência de tecnologia com a ‘mão na massa’. Nós vamos desenvolver juntos com a indústria brasileira esse caça e vamos vendê-lo para o mundo”, disse o vice-ministro da Defesa da Suécia.

Segundo o vice-ministro sueco, seu país "pode oferecer um programa de desenvolvimento conjunto de uma aeronave, com a Embraer, que tem como principal característica a capacidade de se adaptar às necessidades específicas de cada usuário”.

Ele disse que seu país não busca apenas um comprador. "Buscamos uma parceria estratégica e cooperação de longo prazo para as futuras gerações do poder aéreo e do desenvolvimento industrial”, afirmou Jevrell.

Fonte: G1

2 comentários:

Jorge disse...

Uma entrevista histórica com Lula
Do Último Segundo
Coluna Econômica – 17/09/2009

Há tempos, era possível vislumbrar o que seria a crise global do financismo e o que viria depois. No meu livro “Os Cabeças de Planilha” – lançado em 2005, mas com escritos de alguns anos antes – preconizo a volta do nacionalismo, da defesa da produção e do emprego nacional, como um dos elementos centrais da nova política do país. E, nessa linha, a convocação das grandes empresas brasileiras, das estatais, a articulação das pequenas em cima de um pensamento comum.

Jorge disse...

A Câmara manteve a decisão do Senado de garantir a total liberdade na internet dentro e fora do período eleitoral.

. É livre a manifestação de pensamento na internet.

. Como disse o ministro Carlos Ayres Britto ao derrubar a lei de imprensa: a imprensa vigia o governo; a internet vigia a imprensa; a internet tem que ter mais liberdade que a imprensa.

. Como disse o deputado Miro Teixeira, ao fazer a sustentação oral, no Supremo, contra a lei da imprensa: a Constituição resolve tudo.