01 setembro 2009

Novas regras para o petróleo são 'virada nacionalista' do Brasil, diz 'NYT'

O novo marco regulatório para a exploração do petróleo no Brasil, anunciado na segunda-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, representa "uma virada nacionalista" para o Brasil, segundo afirma reportagem publicada nesta terça-feira pelo diário americano The New York Times.

"O governo brasileiro propôs mudanças às leis existentes na segunda-feira para dar o papel principal no desenvolvimento das reservas-chave de petróleo em águas profundas para a gigante estatal da energia, a Petrobras, em detrimento das rivais estrangeiras", observa o diário.

"O novo marco regulatório do país representa uma virada nacionalista para o Brasil", diz a reportagem, que comenta que os campos descobertos nos últimos dois anos podem transformar o Brasil em uma grande potência mundial de energia.

A reportagem comenta que as novas regras, que ainda dependem de aprovação do Congresso, "confinariam as empresas estrangeiras a papéis mais subservientes à Petrobras e a uma nova estatal do petróleo ainda a ser criada".

Já o diário econômico americano The Wall Street Journal destaca que, para cumprir sua promessa de financiar o desenvolvimento do país com os recursos provenientes do petróleo, Lula "terá que ter sucesso onde gerações de governos latino-americanos, do México à Bolívia, falharam: transformar a riqueza de vastos recursos naturais no motor do desenvolvimento".

"O Brasil, com alguns dos maiores estoques do mundo de minério de ferro e prata, tem uma das maiores diferenças entre os ricos e os pobres", diz a reportagem.

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Um comentário:

LouBritoOnline disse...

Sei que a extração do petróleo, aqui no Brasil é cara, além disto, o tipo de petróleo do nosso solo é impróprio para ser usado como combustível, porque ele precisa de filtrações e refinamentos até chegar à gasolina, que é o último liquido extraído, o qual move os motores. Nós ainda não conseguimos refinar o nosso petróleo e dependemos de outras refinarias. Temos reservas para mais de 200 anos de uso, com a extração no pré-sal a estimativa é ainda maior.
A pergunta é: PORQUE SE INVESTE TANTO NA EXTRAÇÃO E TÃO POUCO NO REFINAMENTO?

E notório que com o combustível mais barato a indústria automobilística venderia mais, o brasileiro teria como investir em outras áreas tipo Lazer, moradia, saúde... Além do quê os fretes ficariam menos caros conseguintemente baixando o preço da sesta básica e o índice de inflação. Equilibraria a balança comercial e aumentaria o PIB nacional.
" LouBrito" Lou Brito
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