18 setembro 2009

Lula: se dependesse de carisma, Serra não seria candidato

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em entrevista ao jornal Valor Econômico, que se dependesse de carisma o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), não poderia ser candidato e seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), não teria chegado ao Planalto. Lula fez a afirmação ao ser questionado se a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, não teria dificuldade em ser candidata à Presidência da República em 2010 por não ter carisma e trânsito dentro do PT.

"Quantos políticos têm carisma no Brasil? Se dependesse de carisma, Fernando Henrique Cardoso não seria presidente. Se dependesse de carisma, José Serra não poderia nem ser candidato. Vamos devagar... carisma é uma coisa nata, que nasce dentro das pessoas. Elas podem aperfeiçoar ou não. Obviamente, que sempre é bom você ter um pouco de carisma, sempre é bom. O (ex-presidente) Jânio Quadros tinha carisma ... ficou só seis meses aqui", disse Lula ao jornal.

Segundo o presidente, é necessário um conjunto de qualidades para governar o Brasil. Lula disse que "não conhece ninguém" que tenha uma capacidade gerencial como a da ministra da Casa Civil. "Eu sinceramente não conheço ninguém hoje, por oito anos de convivência, que tenha a capacidade gerencial da Dilma."

Sobre os possíveis candidatos à Presidência em 2010, Lula disse que será um avanço qualitativo no País ter nomes como Dilma, Serra ou Aécio na mesma disputa.

"O que é importante é que eu fico olhando e não tem nenhum candidato de direita. Isso é uma conquista do Brasil exuberante, extraordinária... que todos nós participamos dela. Obviamente, que o Serra tem discordância da Dilma, a Dilma tem discordância do Serra, mas ninguém pode acusar um ou outro de que não foram democratas, de que não lutaram."

Redação Terra

Nenhum comentário: