16 maio 2009

Lula ataca PSDB por CPI da Petrobras e critica falta de patriotismo

por GABRIELA GUERREIRO - Folha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva partiu para o ataque contra os senadores do PSDB, que conseguiram criar hoje a CPI da Petrobras. Lula disse que não se intromete em assuntos do Congresso, mas afirmou que essa investigação foi articulada pelo PSDB.

"O governo não se intromete na atuação do Congresso Nacional, respeita a autonomia do Congresso, mas essa é uma CPI que não é do Congresso. É muito mais do PSDB", disse ele hoje na Base Aérea de Brasília antes de embarcar para a Arábia Saudita.

O presidente atrelou a criação da CPI à crise econômica internacional e afirmou que era pouco patriótico fazer esse tipo de investigação no atual cenário. "Num momento de crise internacional, levantar uma CPI contra a Petrobras é ser pouco patriota, pouco responsável pelo país."

O presidente afirmou que não acredita na existência de irregularidades na Petrobras que precisem ser investigadas. "O país não pode viver uma eterna CPI porque há outros meios de investigação."

Ataques

O presidente chamou de "irresponsável" a criação dessa CPI. "Acho estranho que partidos que governaram o país por oito anos tomem uma decisão irresponsável como essa. Parece briga de adolescente. Não há explicação lógica para essa CPI."

Lula dirigiu suas críticas diretamente aos senadores do PSDB e disse que os governadores tucanos não compactuam com a articulação da CPI da Petrobras. "Isso é interesse de algumas pessoas que estão a um ano e meio de perder o mandato e não sabem se vão ser reeleitos [na eleição de 2010]. Não acredito que [a CPI] seja de interesse dos governadores, possíveis candidatos do PSDB."

Ele ainda recomendou que a oposição se mantenha calma se quiser voltar a ganhar eleição. "

Assim [nervoso] ninguém ganha eleição. Perdi três eleições nervoso. Quando fiquei calmo, ganhei."

Os senadores do PSDB ainda não comentaram as declarações do presidente Lula.

Lula isentou a base aliada do governo pela criação da CPI da Petrobras. "Não tem cochilo do governo", disse ele.

Comentário meu: Certamente o Lula mandou indiretas ao Virgílio, Jungmann, Jereissati e outros que sabem que não retornarão ao Congresso. Não é possível que o povo os reeleja.

Um comentário:

Bob Jegg disse...

Ainda concordo com o Eduardo Guimarães, o Lula tinha que colocar a boca no trombone e denunciar a filhadaputice dessa oposição sem costumes.