15 março 2009

Veja entrega quem vazou a Satiagraha

No comentário abaixo, do leitor Leo, o verdadeiro furo: no rasgão da página do relatório publicado pela revista, ela entrega o nome do autor do vazamento da informação sobre o inquérito para a repórter Andrea Michel, da Folha.
Por Leo

Com o rigor jornalístico que lhe é peculiar, o blogueiro da Folha, Josias de Souza, publica hoje, com chamada garrafal no site do UOL, que a Operação Satiagraha foi ordenada pela Presidência. Expõe isso, assim, como se fosse um escândalo. Um pouco mais além, traz a espetacular notícia de que a Presidência ordenou ao delegado Paulo Lacerda que iniciasse a investigação com base em informações levantadas pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin). (…)

Como o esquema Folha de S.Paulo-Veja não respeita mais nenhuma regra do jornalismo, é preciso esclarecer aos não iniciados nessa podridão os mecanismos de deturpação profissional que geram esse tipo de notícia, e as razões pelas quais elas são colocadas no maior portal de internet do Brasil, sem o mínimo de checagem.

Josias, ao termo de sua denúncia retumbante, enumera três itens que a Veja classificaria de “aterradores”. São eles:

1. A Satiagraha “era uma missão determinada pela Presidência da República”;

2. O destinatário da ordem foi “o DPF [delegado da Polícia Federal] Paulo Lacerda”;

3. A operação foi deflagrada graças à “informações repassadas pela Abin” ao governo.

Leia mais no Nassif

Nenhum comentário: