Beto Almeida: Lula, bem-vindo ao jornalismo!
"A minha cama... é uma folha de jornal”
(Noel Rosa)
Depois de Fidel Castro com suas indispensáveis "Reflexiones del Comandante", e do presidente da Venezuela, com suas densas argumentaçõs em "Las líneas de Chávez", teremos agora a coluna que Lula vai publicar regularmente em jornais espalhados por todo este país, cujo título, conforme está na Mensagem do Executivo enviada ao Congresso, será "O presidente responde".
Por Beto Almeida*
Talvez poucos jornalistas tenham lido o documento, o que não é raro em se tratando de jornalistas, há muitos que não lêem estes documentos. Será interessante ter, na mesma página que ataca o Lula, suas respostas, suas interpretações, e suas análises para fenômenos políticos e sociais..
Trata-se de decisão política relevante, com muitos significados e, sobretudo, abrindo novas janelas para os que lutam para transformar os meios de comunicação, o jornalismo em particular, em instrumentos de civilização e democratização. Primeiramente porque o jornalismo ganha em conteúdo informativo, pois, ninguém duvida, trata-se de um "colega”altamente informado. E ganha também porque raramente alguém com a rica experiência de vida e de história que ele possui, com o olhar crítico popular sobre um jornalismo feito pelas elites e para as elites, tem acesso a escrever.
Leia mais no Vermelho
Nenhum comentário:
Postar um comentário