25 janeiro 2009

Sobre a Itália nos ter dado 'tanto', reproduzo um texto interessante do Saulo Ramos

Os fascistas estão tentando desviar a atenção dos italianos com essa história do asilo político dado pelo Brasil ao Cesare Battisti. O povo depois vai descobrir que durante essa querela, leis a favor do excelentíssimo maior ladrão italiano, o Berlusconi, foram aprovadas.

Lembrei-me de ter lido no livro do Saulo Ramos "Código da Vida"* uma passagem interessante sobre os italianos e que reproduzo abaixo.

"...

Começaram os trabalhos. Conferencias. Debates.

Fui assistir à palestra de Antônio Chaves.

Estava ele, professor de Direito Civil, dissertando sobre peculiaridades do Direito brasileiro, quando foi interrompido por um professor de Direito da Universidade de Roma, malcriado:

- Vocês, brasileiros, não têm muito a contribuir para os nossos estudos - falou o italiano. - Vocês copiam servilmente nossas leis. Um exemplo é o Direito Penal do Brasil, cópia servil do Direito Penal italiano.

Nada tinha uma coisa a ver com a outra. Que diabo deu na cabeça daquele romano? Devia ter bebido uns três litros de chianti. O congresso era de Direito Constitucional, o conferencista brasileiro, professor de Direito Civil, e ele vinha reclamar do nosso Direito Penal? Mascalzone!

Antônio Chaves sentiu-se embaraçado. O aparte, além de grosseiro, consistia em desvio dos debates que estavam sendo realizados. Não aguentei e também pedi um aparte. Devolvi para o italiano:

- O ilustre professor da Universidade de Roma tem razão. Nosso direito Penal copiou muitos dispositivos da parte especial do Direito Penal italiano. Mas há uma razão técnica e histórica para isso: a Itália é o maior laboratório de crimes do mundo, sobretudo em forma de estelionato. Não copiamos , por isso, o Direito Penal suíço. O italiano é muito mais amplo, porque ali se cometem todos os tipos de delitos, e a lei penal se desenvolveu mais, em razão do ambiente.

..."


*RAMOS,Saulo - Código da Vida - Ed. Planeta, 2007 - pág. 352.

Nenhum comentário: