14 janeiro 2009

Mulheres brasileiras que abortaram dão a cara

São domésticas, universitárias, jornalistas ou católicas. Pela primeira vez num documentário brasileiro, realizado pela cineasta Thereza Jessouroun, mulheres de todos os estratos sociais descrevem para a câmara os motivos que as levaram a abortar.

"O Fim do Silêncio", de 52 minutos ainda não está acabado mas já levou mais de 4.500 pessoas ao Youtube para verem uma amostra de nove minutos da obra que vai fomentar a discussão sobre o aborto no Brasil.

O documentário retrata a realidade de mulheres que optaram pela prática clandestina do aborto. O objectivo, para a carioca Jessouroun, é "tratar o assunto sem tabu".

"Sob a óptica da saúde pública essa é uma questão gravíssima: a situação de risco que vivem as mulheres que optam pelo aborto e o fazem em condições de insegurança", disse Thereza Jessouroun à agência Lusa.

No Brasil, o aborto só é permitido em casos de violência sexual ou quando há risco de morte para a mãe. A clandestinidade leva a que o aborto seja a quarta causa de morte materna.

Veja um excerto do documentário:

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1071012

Fonte: Jornal de Notícias - Portugal

Nenhum comentário: