27 novembro 2008

Da série: Para desespero do PIG

Vendas nos supermercados sobem 11,48% em outubro ante 2007

As vendas reais dos supermercados brasileiros cresceram 11,48% em outubro deste ano na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo o Índice Nacional de Vendas, que foi divulgado nesta quinta-feira (27) pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Em relação ao mês anterior, houve uma alta real de 6,62%. No acumulado dos dez primeiros meses do ano, o resultado real alcançou 9,19%. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA, do IBGE.

Em valores nominais, o índice de vendas da Abras apresentou crescimento de 18,63%, em relação ao mesmo mês do ano anterior, e alta de 7,10%, em relação a setembro de 2008. O acumulado nominal durante os dez primeiros meses de 2008 alcançou 15,30%.

"Os principais produtos vendidos pelos supermercados, como alimentos, bebidas, perfumaria e limpeza, são mais sensíveis a alterações na renda do consumidor, e não ao fator crédito, que é o principal atingido pela crise financeira internacional. Isso ajuda a explicar por que o setor ainda não sentiu os efeitos da crise", dise o presidente da Abras, Sussumu Honda.

Nenhum comentário: