31 outubro 2008

Raúl Castro diz a Lula que virá ao Brasil para Cúpula da América Latina e Caribe

O presidente Luiz Inácio Lula chegou na quinta-feira (30) à noite a Cuba para uma visita oficial que trata de questões bilaterais, da inauguração do centro de negócios da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e da assinatura de um acordo entre a Petrobras e a Cuba Petróleo para inspeção na costa cubana.

Lula participou de uma reunião privada com o presidente cubano, Raúl Castro, para discutir pontos da agenda entre os dois países, como a ajuda humanitária que o Brasil tem oferecido à ilha depois da passagem dos furacões Ike e Gustav.

No encontro, após ser convidado oficialmente por Lula, Castro confirmou que que virá ao Brasil para a Cúpula de chefes de governo da América Latina e do Caribe, que será realizada dia 17 de dezembro em Salvador, Bahia.

O presidente cubano permanecerá no Brasil no dia seguinte, onde realizará uma reunião bilateral com Lula. Esta será a primeira viagem oficial para o exterior de Raúl Castro.

Ajuda

O Brasil já enviou aviões com medicamentos e alimentos para os cubanos em setembro e nos próximos dias deve enviar mais um navio com mantimentos para socorrer as vítimas dos furacões.

Às 13h30, Lula se reúne com o departamento nacional de defesa civil cubano para conhecer os detalhes do relatório sobre os danos causados pelos furacões Ike e Gustav. Nessa reunião, o presidente deve discutir com membros do governo de Cuba quais providências o Brasil ainda pode tomar para ajudar a ilha de Fidel Castro.

Depois dessas reuniões, há a expectativa de que Lula se encontre com Fidel Castro. O encontro, porém, ainda não está confirmado.

Fonte: PT

Nenhum comentário: