10 junho 2008

Novo recorde: Em 5 meses, país cria mais 1 milhão de empregos com carteira assinada

Um número recorde de postos de trabalho foram criados no Brasil entre janeiro e maio deste ano. Dados preliminares do Ministério do Trabalho indicam que 1 milhão de empregos formais foram gerados nos primeiros cinco meses do ano. "Esse é um número recorde e, teremos, até o fim do ano, o desemprego sendo reduzido para uma taxa de 8%", garantiu o ministro do Trabalho, Carlos Lupi.

Segundo ele, o ano deve fechar com a criação de 1,8 milhão de empregos. "Em 2007, tivemos 1,6 milhões. Neste ano, vamos superar a marca", disse Lupi. Para o ministro, um dos fatores de crescimento do emprego tem sido a contratação de pessoas que estavam na informalidade."Há dez anos, 60% das pessoas que trabalhavam estavam na informalidade. Hoje, essa taxa caiu para 52%, contra 48% na formalidade. A taxa ainda não é ideal, mas a tendência é positiva", afirmou.

Quanto à taxa de desemprego, Lupi aposta em uma redução dos atuais 8,7% para 8% até o final do ano. "Entre 2003 e 2007, criamos 8 milhões de postos de trabalho e em 2008 o ritmo será ainda mais intenso", afirmou.

PT

Nenhum comentário: