13 maio 2008

Discurso mentiroso

Quando um país da Europa diz que quer nos ajudar tenho medo.

No jornal Frankfurter Rundschau de hoje tem uma longa reportagem que começa assim:

Merkel will Lateinamerika unterstützen

Berlin (dpa) - Vor ihrer ersten Lateinamerika-Reise hat sich Bundeskanzlerin Angela Merkel (CDU) für eine Unterstützung der Armutsbekämpfung auf dem Kontinent durch die Europäische Union (EU) ausgesprochen.

Resumindo o angu.

A chanceler alemã Angela Merkel, do CDU, de direita quase batendo no ombro da extrema-direita, representante dos neoliberais que estão acabando com todo o Estado social do oeste europeu, diz que tem interesse em combater a pobreza do continente americano através da Comunidade Européia.

Lendo essa baboseira, lembro do Lula dizendo que nós brasileiros cansamos de esperar ajuda do 'Primeiro Mundo'.

Quando eu pulo para ler o jornal Handelsblatt encontro a notícia

"Berlin bekennt sich zum Atomabkommen mit Brasilien".

Vamos ao angu.

Berlim, ou melhor dizendo, o governo alemão, está muito interessado em vender mais uma usina nuclear para o Brasil. Evidentemente, os princípios morais do governo alemão vão pelo esgoto já que o governo grita aos quatro cantos do mundo que energia nuclear é criminosa. Nada como o dinheiro...

Deutsche Firmen hoffen auf lukrative Aufträge, denn die Regierung von Präsident Luiz Inácio Lula da Silva hat ein 200-Milliarden-Euro-Programm aufgelegt


Os olhos dos empresários alemães estão direcionados para os 200 bilhões que o Lula está investindo no PAC. Os alemães gostariam de ficar com parte dessa soma.

E no Frankfurter Rundschau:

Eines der herausragenden Projekte ist ein Hochgeschwindigkeitszug, der die Industriepole Campinas, São Paulo und Rio de Janeiro verbinden soll. Die Regierung will den Neun-Milliarden-Dollar-Auftrag noch in diesem Jahr ausschreiben.

Ao angu.

Eles, os alemães, estão de olho no contrato de compra pelo governo brasileiro do trem-bala, unindo Campinas ao Rio. Projeto que envolve a soma de 9 bilhões de dólares.

Não sei porque a mentira de que o governo alemão quer combater a pobreza; não compreendo que o velho discurso colonialista ainda seja verbalizado em pleno século XXI.

Ô discursinho pilantra!

Ninguém quer mais saber dessas mentiras. Chega de engana bobo.

Nenhum comentário: