02 maio 2008

1° de Maio em Hamburg - Esquerda versus extrema-direita

Todas as vezes que esses dois grupos de encontram, a pancadaria é certa. Porém, segundo o jornal Bildzeitung, o dia de ontem foi de uma violência em Hamburg sem precedentes.

Demonstrações foram programadas para diversos locais na cidade. Dentre, a de Barmbek, da qual participei.

Eu havia combinado encontrar uma amiga na estação de metrô Saarlandstrasse, local da saída da passeata de diversos movimentos de esquerda, inclusive sindicatos e meu partido, o die Linke.

Quando lá cheguei, por volta das 10 horas, encontrei muita gente com bandeiras e camisetas com slogans contra a extrema-direita. De uma moça, ganhei uma flor artificial vermelha. Muita linda. Lembrei das centenas de botons que comprávamos do PT para ajudar a financiar a subida do Lula ao poder.



Às 10:10 saímos em direção à estação de Barmbek, local onde a extrema direita ou NPD se concentrara.

Como vocês podem ver, a caminhada foi tranqüila. Muitos carros de polícia para nos proteger (?).



Em Barmbek os grupos se misturaram. No caminhão de som, falaram judeus, palestinos, gente do Afeganistão, comunistas e quem mais quisesse. Menos os nazistas que, junto no local, não apresentaram sinais anormais. Num determinado momento, aproximou-se uma garota de uns 16 anos, cabelo azul, meia-calça preta, rasgada, e me aconselhou a ir para casa com minha cachorra. Tive que concordar com ela. O espaço era mínimo e Linda, no chão, podia facilmente ser chutada. Carreguei-a no colo em diversas ocasiões. Mas como vocês podem constatar, ela pesa uns dez quilinhos.



Por volta do meio dia fui para casa. Graças a Deus. Pois, como vocês podem ver na seqüência de fotos, a partir das 14 horas, o pau comeu.



Segundo o jornal, havia uns 10 mil demonstrantes. 700 eram da extrema-direita.


Vi o estrago no jornal, à noite, Online.

Para ver mais fotos da caminhada clic aqui. e aqui.


Nenhum comentário: