09 novembro 2007

Lula aparece bem avaliado em avaliação de chefes de Governo do mundo todo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece bem avaliado em uma pesquisa realizada em seis países ocidentais para avaliar chefes de Governo do mundo todo.

A cadeia francesa de notícias "France24" divulgou hoje uma enquete encomendada ao instituto Harris Interactive, e que foi realizada entre cidadãos de Espanha, Alemanha, França, Estados Unidos, Itália e Reino Unido, na primeira quinzena de outubro e que, entre outros assuntos, avalia a imagem de alguns líderes.

Lula aparece com imagem positiva em França, Itália, Espanha e EUA, ao tempo que é mal visto na Alemanha e no Reino Unido.

Por sua parte, o líder cubano Fidel Castro é mal visto nos seis países, especialmente nos EUA, onde apenas 8% o apóiam, e alcança seu melhor resultado na Itália, com 24% de apoio.

O presidente venezuelano Hugo Chávez também não se salva, e obteve resultado negativo nos seis países, obtendo a pior avaliação na Espanha, onde tem 76% de rejeição.

Outro líder incluído na pesquisa foi o espanhol José Luis Rodríguez Zapatero, cuja imagem foi avaliada positivamente nos seis países, com especial respaldo na França (62%) e na Itália (60%).

O líder com pior avaliação foi o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, que no melhor dos casos chegou a 7% de apoio, ao tempo que no extremo oposto se encontra a chanceler alemã Angela Merkel, que em quatro dos seis países supera 67% de opiniões favoráveis.

EFE

Nenhum comentário: