26 outubro 2007

Equador: Correa rechaça bases militares e Tratado com os EUA

O presidente do Equador, Rafael Correa, manifestou seu repúdio em relação a duas condutas de seu país para com os Estados Unidos, ao afirmar que o Tratado de Livre Comércio (TLC) com Washington vai para o "depósito de lixo" e que não renovará o acordo que permite a presença de bases militares norte-americanas em território equatoriano.

Após voltar a Quito, depois de uma viagem que o levou à Itália e à Espanha, Correa respondeu aos empresários nacionais que querem mais relações comerciais com o mercado estadunidense, mediante o TLC que "não dará chance ao pedido" de estabelecê-lo.

"Os empresários podem falar o que eles quiserem, mas fomos bastante claros", afirmou, citando palavras suas durante a campanha eleitoral que o levou à presidência e quando prometeu "depositar no lixo" o TLC. Correa disse considerar esse tratado "mais afundado que o Titanic".

Correa reiterou, no contexto, que quando o acordo sobre a base vencer, em 2009, este não será renovado. Qualificou o tratado como "tão prejudicial para o país como foi o da base de Manta. Assim que acabar o acordo, todos os militares estrangeiros terão que se retirar".


Fonte: Agência Adital

Nenhum comentário: