20 agosto 2007

SOLIDARIEDADE A JOÃO QUARTIM DE MORAES

Nós, abaixo-assinados, empenhados na construção e consolidação de uma cultura política democrática, de cujos valores fazem parte a legitimidade da divergência teórica e ideológica, a civilidade no terreno da polêmica e a liberdade de opinião e de expressão, manifestamos irrestrita solidariedade a JOÃO QUARTIM DE MORAES, professor titular de Filosofia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), face às acusações injuriosas e mentirosas contra ele dirigidas pelo sr. Olavo de Carvalho na coluna de que dispõe no Jornal do Brasil e no Diário do Comércio.

Contumaz desafeto de acadêmicos e intelectuais que pensam diferentemente dele, particularmente daqueles que têm firmes convicções democráticas, progressistas ou socialistas, o sr. O. de Carvalho, em três artigos (difundidos também em vários blogs) investe enfurecido contra uma entrevista de JOÃO QUARTIM DE MORAES na revista Princípios, a propósito da publicação da segunda edição de A esquerda militar no Brasil, vol. I (Expressão Popular).

Sem apresentar argumentos e razões para contestar as idéias e as concepções publicamente defendidas pelo professor de Filosofia da Unicamp, o qual, desde sempre esteve comprometido com a defesa e aprofundamento da democracia e a transformação da sociedade brasileira, o sr. O. de Carvalho, fiel às práticas obscurantistas prevalecentes na ditadura militar, recorre apenas e tão somente à agressão pessoal, ao insulto rasteiro e à calúnia desabrida. Não podemos senão repudiar, de forma categórica e veemente, seus métodos truculentos, inseparáveis de seu extremismo reacionário.

http://www.petitiononline.com/mod_perl/petition-sign.cgi?1848mc

Fonte PT

Um comentário:

Vera Pereira disse...

Solidarizo-me com o professor João Quartim, e gostaria também de manifestar minha repulsa e indignação com um post de hoje do blog do Noblat, com o título de Piada sem Graça.