Basta de ser roubado por advogados!
"Separação a distância". Com esse título, o site Congresso em foco trata de um assunto que tem me interessado muito.
Como se vê à direita do meu blog, dou informações sobre todas as novidades que saem sobre o Projeto de Lei 791/2007, proposto pelo deputado Walter Ihoshi (DEM-SP), que por sinal corre o risco de perder o mandato por envolvimento em corrupção nas últimas eleições.
O Projeto de Lei trata da regularização de divórcios de brasileiros residentes no exterior.
A reportagem diz 'que os brasileiros que vivem no exterior e pretendem se divorciar não precisarão mais voltar ao país para concretizar legalmente a separação'.
'Mas a grande diferença entre a proposta do deputado e a Lei 11.441 está na dispensa do advogado. No Brasil, mesmo quando a separação é consensual e realizada em cartório de notas e ofícios, exige-se a presença de um advogado.'
Nem todo brasileiro que vive no exterior está nadando em dinheiro. E na Alemanha, onde moro, muitos estão divorciados. É muito frequente que, por dificuldades financeiras, não possam pagar o divórcio. O estado, nesse caso, entra com os custos.
Como o ex-marido ou ex-mulher alemães se separam sob a lei alemã, o caso para eles fica resolvido. Para nós brasileiros, o buraco é mais em baixo.
A lei brasileira exige que homologuemos o divórcio internacional no Brasil.
A que custos!
O processo é levado ao Supremo. E aí entra os advogados ladrões .
Uma homologação de divórcio, já realizado e assinado por juízes alemães, nos custa, no Brasil, 2000 Euro!!!!!!!!!!
Nas minhas pesquisas, elaborei a carta abaixo e, mudando apenas o nome do país, enviei para 30 embaixadas no Brasil.
"Prezados senhores.
Estou fazendo uma pesquisa. O brasileiro quando casa na(o) ?? e se separa, posteriormente tem que fazer a homologação do divórcio no Brasil. A homologação é demorada e cara.
Aqui vai minha pergunta: quando um ??? casa e se divorcia no Brasil, posteriormente ele tem que fazer a homologação do divórcio na(o) ??? ? Caso sim, quando custa, em média?
Glória Leite"
Exemplo de uma das respostas:
"Prezada Glória.
A Embaixada do Barsil em Estocolmo também pode homologar o divórcio. Contate a Embaixada do Brasil na Suécia se vocë quiser saber quanto cuta e quanto tempo demora.
Aqui no Brasil, a Embaixada da Sécia pode homologar o documento de divócio para suecoa que se divorciaram no Barsil por R$ 35,00 e demora uma semana. Esse documento ainda deve ser levado ao Itamaraty selado como legal - nao sabemos quanto tempo demora- e depois entregue ao orgão Skatteverket, uma espécie de cartório, na Suécia.
Sara Mejia
Assistente de Informação
Embaixada da Suécia
+55 61 3442 52 21
www.suecia.org.br"
A homologação na Suécia custa apenas 35 euro!!! No Japão é necessário apenas a tradução, tanto quanto na Holanda. O país mais caro que encontrei foi o Chile, por volta dos 450 euro.
A reportagem do Congresso em foco 'esqueceu' de falar sobre o principal - os custos escorchantes, descarados e revoltantes da máfia dos advogados brasileiros.
É para isso que o senhor Luiz Flávio D´Urso, da OAB-SP, luta? Para apoiar os advogados que sugam o nosso sangue?
Enquanto ele defende a máfia dos advogados, tira um tempinho para desestabilizar o Presidente Lula, que sancionou a lei 11.441/07, dia 4 de janeiro de 2007, que permite que os cartórios civis possam registrar divórcios, separações, inventários e partilhas de bens, facilitando a vida das pessoas. (pena que os advogados fizeram lobby e conseguiram incluir na lei que suas 'presenças' se tornassem 'indispensáveis', nos cartórios.)
3 comentários:
bravo!!
Fico contente em saber que tem brasileiros honestos!!!!
meu caso é identico, fiz meu divorcio na frança que nao me custou quase nada, troquei a identidade dos meus papeis rapidamente sem problemas. Fui no consulado do brasil para ter esta desagradavel resposta: nao podemos fazer nada... pra que um consulado no brasil!!!pra gastar dinheiro publico!!!espero que nosso presidente vai agir e acabar com esta palhaçada.
adorei ler aqui que tem alguem que se preocupa com esse problema ,pois sempre achei absurdo nos que moramos fora do brasil termos que pagar tao caro por uma coisa que o normal e facil de se resolver ,moro ja 20 anos na alemanha e ja 8 anos sou divorciada na alemanha o meu ex ja casou a muito tempo e EU gostaria de casar meu namorado ja que vivemos juntos ja a 5 anos mas NAOOOOOOOOOOOOO eu ainda sou casada no Brasil e custa tao caro que e quase inpossivel pagar ja que nos aqui nao achamos o dinheiro na rua e damos logico que prioridades a outras coisas necessaria ,fico muito triste que meu propio pais me dificulta a vida em vez de me ajudar,ESPERO POR UM MILAGRE e que a politica brasiliera lembre de seu cidadoes que moram fora do pais .Bj jessica würth
infelizmente estou com o mesmo problema, tenho que fazer a homologacao do meu divorcio, sendo que ja sou divorciada na Alemanha. No final , a gente so tem gastos com advogados e aborrecimentos. O Consulado nao esclarece, so complica, em caso de duvidas consultar o site do Consulado. Essa brincadeira vai me custar no minimo 2000 euros, fora oque nja gastei com o divorcio alemao... E por que me casei de novo, fui chamada de bigama, apesar de ja ter me divorciado. No fundo , oque conta e o dinheiro, esses moralismos, e buracracia Brasiliera sao tao absurdos como a politica brasileira.... Lamentavel!!!!
Postar um comentário