05 julho 2006

Será tudo culpa dos americanos?


"É verdade que Washington é arrogante com os demais países americanos. Também é verdade que os Estados Unidos são ricos em grande medida por nos explorar covardemente e que nós somos pobres por sermos covardemente explorados por eles."

Isso foi dito por Osvaldo Bertolino e se encontra inserido no texto "Venezuela no Mercosul: mais um golpe na Alca", de 4 de julho no "Vermelho".

Durante muitos anos de minha vida escutei que a culpa dos nossos dissabores era dos Estados Unidos. Eles nos roubavam, eles usurpavam nossa dignidade, eles nos colocavam de joelhos e nos cortavam a cabeça com a navalha do FMI.

A partir da universidade, onde ouvi tanto esse discurso, passei a descrer que uma nação como o Brasil pudesse ser humilhada da maneira que era, se não fosse com a cumplicidade dos seus governantes.

Há quatro anos fui à capital do Amapá, Macapá. E fiquei chocada com a pobreza, a feiura da cidade, os buracos, o abandono e a falta de iniciativa da população para cuidar do que era dela. Me levaram para conhecer a residência "rosada" do Sarney. Casa vazia, ocupada a cada 8 anos, quando é chegava a hora da renovação do mandato do senador.

"Todos os políticos são corruptos, por isso me distancio da política", disse minha acompanhante, posteriormente.

Num outro dia, passeando próximo ao rio Amazonas, ví passar um grande navio. Perguntei à pessoa que me acompanhava do que se tratava. E ela respondeu que eram os americanos roubando nossas riquezas, nossos minerais.

Percebi que o discurso permanecia incrustrado no cérebro de minha acompanhante, mesmo tendo esta pós-graduação em direito.

As pessoas reproduzem a história da carochinha, de jogar a culpa nos ombros dos outros em vez de assumir a co-autoria do descaso e da corrupção geral. Elas não pensam que o preço da carga do navio possa ser correto. Ou que a carga, caso seja vendida a preço abaixo do mercado, seja negociada por representantes corruptos do governo. O que sei é que tal navio não entrou no país ilegalmente.

Lula, no seu discurso de ontem, durante a adesão da Venezuela ao Mercosul, disse: "Nós não vamos encontrar uma solução para o Mercosul se ficarmos jogando a culpa dos nossos problemas nas costas dos outros".

Acredito que o que o Presidente disse não se retringe apenas ao Mercosul, mas a tudo que fazemos na vida. Principalmente no que se refere à comunidade.

A responsabilidade do "bem feito" ou "mal feito" é nossa. Se os americanos nos roubam é por que deixamos. Ou pior ainda: é por que muita gente, vide PSDB/PFL, acredita, como um antigo tenente e embaixador do Brasil nos EUA, Juracy Magalhães, que "o que é bom para os Estados Unidos é bom para o Brasil".

Glória Leite

Nenhum comentário: