01 julho 2006

Autora Zélia Gattai homenageada

A escritora brasileira Zélia Gattai, companheira de Jorge Amado durante mais de cinquenta anos, celebra no próximo domingo o seu 90º aniversário e será homenageada na Baía.

De acordo com Lima de Carvalho, diretor da Galeria de Arte do Casino Estoril e amigo de Zélia Gattai, a autora será homenageada domingo num almoço num hotel de Salvador, com a presença de familiares, amigos e personalidades da área das letras.

Lima de Carvalho se desloca hoje ao Brasil para estar presente na homenagem, levando consigo mensagens de felicitações de Maria Cavaco Silva, Agustina Bessa-Luís e Manuela Eanes, entre outras personalidades.

Zélia Gattai nasceu a 2 de Julho de 1916 em São Paulo, filha de imigrantes italianos, e ali viveu toda a sua infância e adolescência. Leitora entusiasta de Jorge Amado, conheceu-o em 1945, quando trabalharam juntos no movimento pela anistia de presos políticos no Brasil, e os dois viriam a casar-se poucos meses depois.

Com diversas obras traduzidas em francês, castelhano e italiano, Zélia Gattai ocupa, desde 2002, a cadeira que pertenceu a Jorge Amado na Academia Brasileira de Letras.

Nenhum comentário: