29 junho 2006

Escola de Berlim foi premiada por ter alemão como idioma obrigatório


Pode parecer estranho, mas a Realschule Herbert Hoover de Berlim recebeu nesta terça-feira (27/06) o Prêmio Nacional Alemão. Tanto os alunos, quanto os professores e pais decidiram em conjunto que só se fale alemão no pátio e demais dependências daquele estabelecimento de ensino profissionalizante.

Parece pouco mas é muito quando se pensa que em Berlim tem escolas cheias de estrangeiros que falam, tanto lá quanto em casa, apenas o idioma materno.

Além da difuculdade de ingressar no mercado de trabalho, pela deficiência no falar e escrever o idioma alemão, nessas escolas o índice de violência é muito alto. Alunos são violentados, surrados e explorados. Se sentem excluídos, gerando um círculo vicioso. Dentre os mais rejeitados se encontram os de origem muçulmana.

Lambert, parlamentar alemão, disse que "só falar alemão entre si foi a solução certa para a violência, más notas e queda de matrículas" e que a Alemanha deve tem grande interesse em transformar os "jovens turcos talentosos de hoje na elite de amanhã".

Acho que ouve, por parte do parlamentar, um exagero na ordem de 95% quando fala em relação "à elite de amanhã" . O preconceito nesse país não se extingüirá jamais.


Nenhum comentário: