23 junho 2006

Americanos oferecem 400 milhões pela Varig


Grupo de Trabalhadores só tem até hoje para entregar os 59,6 milhões de euros do sinal para a compra da transportadora brasileira.

O fundo de investimento americano, Matlin Patterson, que comprou a subsidiária de logística e transporte de cargas da Varig (VarigLog), apresentou ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro uma proposta de recuperação da transportadora brasileira, no valor de 500 milhões de dólares (397,8 milhões de euros).

Esta proposta só avançará caso os Trabalhadores do Grupo Varig (TGV) não entregarem hoje os 75 milhões de dólares (59,6 milhões de euros) do sinal para a compra da companhia.

A proposta da VarigLog foi apresentada um dia depois do leilão, onde o TGV ofereceu 449 milhões de dólares pela Varig, segundo afirma o jornal brasileiro “O Estado de São Paulo”.

De acordo com o mesmo jornal, a proposta da ex-subsidiária prevê um depósito imediato de 20 milhões de dólares para responder à situação de emergência da companhia. “O investimento será destinado a pagar despesas com as empresas de ‘leasing’, com a manutenção e com salários”, acrescentou uma fonte ao jornal brasileiro, acrescentando que o plano é manter inicialmente a Varig com uma frota de 30 aviões.

A TAP anunciou que está fora da corrida. No entanto, a operadora continua atenta aos últimos desenvolvimentos do negócio. Tal como avançou uma fonte próxima do processo ao Diário Econômico, “ainda há possibilidade de a TAP concorrer à Varig”.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) pediu para as restantes companhias reforçarem as rotas de forma a não prejudicarem os passageiros da Varig. Assim, as outras duas transportadores brasileiras TAM e Gol deverão abrir novos voos para reforçar as rotas domésticas.

Nenhum comentário: