12 maio 2006

Por causa de Ronaldinho, feriado na escola !



Hurra, os brasileiros estão chegando! Assim festejam os habitantes de Königstein, cidade onde a Seleção brasileira se hospedará nos primeiros dias da Copa.

A cidade, próxima a Frankfurt, tem apenas 16 mil habitantes, na maioria milionários, que prezam o sossego acima de tudo. Mas segundo a reportagem do Welt am Sonntag, essa paz desaparecerá logo, logo.

Os jogadores brasileiros se hospedarão no "Kempinski Hotel"entre 5 e 16 de junho. O prefeito da cidade, Siegfried Fricke(foto), é puro orgulho em dizer que Munique, Hamburgo, Castrop-Rauxeld e outras cidades disputaram o privilégio de hospedar a Seleção pentacampeã mas que não conseguiram.

Hoje, todos falam da 'sua' cidade. E os moradores só pensam como tornar a estadia dos astros o mais agradável possível. Já existe, inclusive, curso de samba. Os estudantes estão tendo de freqüentar a escola no domingo por que durante o período que a seleção lá se encontrar, não haverá aula nas escolas. "Contra Ronaldo e Ronaldinho, matemática e alemão não tem chance", diz o prefeito.

Na verdade, a escolha da cidadezinha tem uma história. Tudo o que vilarejo vive hoje foi obra de Jörg Pöschl. Sem comunicar sequer o prefeito da cidade, o membro do clube de futebol local enviou à Fifa em dezembro de 2001 um dossiê de 32 páginas no qual juntou algumas fotos tiradas por ele mesmo.

Conta o senhor Poeschl ao jornalista, que em resposta ao dossiê, 14 Seleções visitaram o local entre as quais Inglaterra e Suécia. Mas durante longo tempo ninguém se interessou. Em setembro de 2004, quando fazia férias no Mar do Norte, o telefone tocou às 8 horas da manhã: os brasileiros queriam visitar o local no mesmo dia. Pöschl interrompeu as férias e voltou para casa. Depois da primeira visita seguiu-se um longo silêncio. "Em outubro de 2005 eu estava certo que nenhuma Seleção viria mais para Königstein", disse ele. Até que no dia seguinte à escolha do local dos jogos, a Seleção brasileira bateu à porta e em 13 de dezembro assinaram o contrato com o "Kempinski Hotel". Desde então Pöschl é o herói da cidade.

Tudo agora na cidade gira em torno das cores do Brasil. Foi investido 500 000 Euro só em função da Seleção o quê eles consideram "pouco" para uma cidade onde se concentra muitos ricos.

Segundo o jornal, o problema é que ninguém sabe exatamente quantos fans virão. O ministro de Hessen calcula 10 mil diariamente o que tornaria o tráfico da cidade intransitável. Mesmo o campo de futebol para 4 mil expectadores não está preparado para tanta gente ao mesmo tempo. Como a cidade não tem condições de manter a segurança, os treinos da Seleção foram transferidos para Mainz.

Até o dono da livraria quer um pitaco da fama que a cidade ganhou. Pediu ao governo autorização para colocar uma televisão na sua loja. Mas seu grande sonho mesmo seria ter o Pelé como convidado para apresentar sua nova autobiografia na loja. Para o livreiro nada mais é impossível desde que a cidade ganhou o direito de hospedar a Seleção brasileira.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ronaldinho fenomeno é aquele que
na final da copa da França teve um "nal estar" subito.

Será que nesta copa não terá o mesmo "mal", dizem que os alemães pagam bem.

Anônimo disse...

Sra. Gloria,

Desculpe se errei o nome do Ronaldinho, ou melhor se errei o Ronaldo.

Ocorre que acho que as pessoas ou são ou não dignas de confiança e este, digo aquele, Ronaldo fenomeno me decepcionou para sempre.