14 fevereiro 2009

Se precisar de um mau caráter fhc serve - É tucano e tucano já nasce mau caráter

Por Laerte Braga

O ex-presidente fernando henrique cardoso reuniu vários deputados e senadores do seu partido – quadrilha é o termo mais apropriado – para determinar, no melhor estilo de poderoso chefão, que tentem de todas as formas dificultar a aprovação de medidas anti crise que sejam propostas pelo governo Lula. Aposta no quanto pior melhor de olho nas eleições de 2010.

Na reunião, em São Paulo (onde mais? É um país vizinho controlado pelo esquema) foi claro e enfático – quer a crise dentro do Brasil produzindo os maiores estragos possíveis para facilitar a volta ao poder do seu grupo.

Como desdobramento o governador josé serra, integrante da quadrilha, anunciou um pacote de 20 bilhões para enfrentar a crise, fez discurso de candidato e culpa Lula por eventuais problemas que possam vir a acontecer como conseqüência da crise.

Quando paulo maluf, bandido fichinha perto de fhc, serra, aécio, foi candidato a presidente da república enfrentando Tancredo Neves, as últimas eleições indiretas, consultou roberto campos sobre se valeria a pena investir cem milhões de dólares na tentativa de compra de votos de deputados e senadores, para tentar se eleger.

A resposta de roberto campos foi típica de qualquer conselheiro de quadrilhas e chefões – “vale. O retorno é de no mínimo um bilhão de dólares” –. fernando henrique cardoso, mau caráter há dez mil anos como diria Nélson Rodrigues, faz o mesmo raciocínio.

E aécio neves, no mundo da lua, acha que consegue enfrentar essa turma desfilando com modelos, misses, coisas do gênero e governando Minas diretamente das praias do Rio, do Nordeste, etc. aécio é tucano também. Mas vive em outra galáxia. Nebulosa. Mas é tucano, logo... serra e fhc não. São implacáveis no mau caratismo. Não se preocupam em dissimular e apostam tanto na mídia fácil de ser comprada – miriam leitão, veneranda e vetusta senhora da verdade absoluta na economia é cunhada ou concunhada de edmar moreira – e moldada aos interesses que afinal nem são deles, fhc e serra, mas dos que pagam a eles para operar seus negócios no Brasil, como na capacidade de fazer o eleitor acreditar que existe qualquer vestígio de dignidade num ou noutro. Não existe em tucano algum.

O negócio de um e outro, fhc e serra, é a propina, a comissão.

A crise, ou o que chamam de crise é invenção de banqueiros e grandes operadores dos “negócios” das máfias do capitalismo, num processo de leão engole leão e no final os cordeiros pagam a conta.

Com todos os erros que possa ter cometido o presidente Lula assumiu o governo de um País vendido nos oito anos de fhc e destroçado por esse processo de entrega a um modelo que se vê agora mais que perverso e criminoso. Deliberado. Os crimes de bandidos como serra e fhc são dolosos.

O erro maior de Lula terá sido o de não expor aos brasileiros o que foram os oito anos de fhc. O processo de “venda” VALE a grupos internacionais, a entrega da PETROBRAS, da EMBRAER, todo o patrimônio construído pelo povo brasileiro com muito suor e pulverizado por bandidos que formam a quadrilha tucana, dentre eles daniel dantas (assessor especial para privatizações), gilmar mendes (advogado geral da quadrilha), josé serra, tasso jereissati, aécio, o bando enfim.

Aquele bando de empresários, latifundiários e banqueiros vagabundos, sustentados pelo trabalhador, falando que o Estado era desnecessário, atrapalhava, o mercado regulava tudo e agora correndo atrás do dinheiro do Estado. Pulhas lato senso.

Teria obtido como resposta a justa indignação dos brasileiros a tanta bandalheira, tanta corrupção e tanto mau caratismo. No qual se inclui o ex-presidente itamar franco. Vive vestido de freira enquanto vai dando chiliques aqui e ali e seu grupo cada vez mais rico e poderoso também nos grandes negócios.

O erro de Lula foi esse. Ter tentando consertar – consertou boa parte mesmo sem mudar o modelo – o inconsertável. O imprestável.

A conseqüência agora é o mau caratismo de fhc apostando na crise para chegar de novo com aquela conversa de privatizar para cuidar da saúde, da educação, do saneamento básico e, bandidos como são, passar a escritura do Brasil.

O “negócio” é levar por baixo dos panos. Tucano não faz outra coisa e nem conhece outra coisa que não “negócio” e propina. Não há exceção. Pode ser até que existam arrependidos, mas isso é outra coisa.

A aposta de fhc na crise para eleger serra, no jogo sórdido do bandido impiedoso e sem escrúpulo algum – basta ver o que aconteceu à jornalista Miriam Dutra mãe de um filho do ex-presidente que fhc não reconheceu, lógico, pilantra – é o mais repulsivo exemplo de mau caratismo que um político pode dar e isso é difícil num País como o Brasil onde a classe política em sua esmagadora maioria é ligada a “negócios”. Tem que ser muito sem vergonha, absoluto na sem vergonhice e fhc o é. serra também.

O discurso de serra, vinte por cento em cada obra para o caixa dois da campanha e a fortuna pessoal, como qualquer tucano, é apostando na dor e no sofrimento do brasileiro com o discurso do capaz, do inteligente, do messias, do salvador.

A cote a globo, folha de são paulo, estado de são paulo, veja, época, a chamada grande mídia, ávida das verbas polpudas das grandes quadrilhas de banqueiros, latifundiários e empresários e vendendo a idéia bbb, ou seja, o que william bonner, porta-voz do mau caratismo, definiu como “homer simpson”.

O chamado mundo da lei e da ordem acabou. As grandes quadrilhas como o tucanato perceberam que o crime legalizado rende mais que o que chamam crime organizado. Só azeitaram a cartilha de maluf com tecnologia de ponta no assunto. Aquela velha história do aluno que supera o mestre.

E Lula ainda caiu na armadilha michel temer. Versão roberto freire (12 mil por mês num conselho criado para pilantras iguais na prefeitura de São Paulo) do pmdb.

O que vem por aí até as eleições presidenciais de 2010 é o que ainda não inventaram palavra para classificar, ou definir. Pornografia está superada diante de serra e fhc. É coisa de amador. Tem que criar uma palavra, uma expressão nova para conceituar o tucanato, aliás, sem conceito algum, ou com conceito de quero o meu. Só querem isso.

E toda a quadrilha atrás, babando. Corruptasso jereissati, artur virgílio, acm neto, aécio neves (esse vai chiar um pouco, mas até começar a viajar aí sossega).

Não serão as eleições que vão mudar a realidade brasileira, do trabalhador brasileiro e devolver a dignidade ao País. Mas o processo de luta popular passa necessariamente por impedir que a quadrilha tucana chegue de novo ao poder. Vão acabar de vender o Brasil. E não significa também que se tenha que apoiar qualquer candidato que Lula indique.

Um mínimo de respeito ao seu passado vai ser exigido de Lula para que compreenda que a luta transcende a esse ou aquele candidato e é de sobrevivência de uma nação. O Brasil. Transcende a ele Lula. E nem todo mundo no seu governo tem a envergadura de Celso Amorim. Nem no seu governo e nem no seu partido, se é que o PT é de fato o seu partido.

Foram as mancadas do presidente, a incapacidade de mudar o desenho político e econômico do modelo neoliberal que deram sobrevida a essa gente.

Mas é preciso derrotá-los por questão de sobrevivência.

Ou um pacto acima do estilo coronel josé sarney ou vamos ladeira abaixo. E subir as escarpas de um abismo desses de filme americano só mesmo silvester stalone. Como é tudo montado...

Nenhum comentário: